25.4.05

Resumo da História da TEMP

A Tenda Espírita Mensageiros da Paz teve início em 8 de agosto de 1950 com a manifestação do Mestre Zartú como fundador da Umbanda Esotérica em São Paulo.
Entre 1949 e 1950 manifestavam-se Monsenhor Evêncio, espíritos familiares e amigos da família, preparando o campo mediúnico e psíquico dos fundadores para a chegada do Mestre Zartú como fundador da Umbanda Esotérica Iniciática e dos seus colaboradores.
Monsenhor Evêncio adotou, para a abertura de seus trabalhos, o hino "Espírito do Deus Trino" e o Mestre Zartú batizou essa obra de "Corrente de Luz do Altar da Caridade". Até hoje este hino é cantado na abertura dos trabalhos em homenagem à primeira Falange que se manifestou e prestou o serviço de preparação à obra, o que continua sendo feito, antecedendo a chegada do Mestre e ao início dos trabalhos.
Porém, a Corrente de Luz do Altar da Caridade tem o seu dia específico de trabalhos de mesa, que se realiza às quartas-feiras.
Até a manifestação do Mestre Zartú, a Umbanda se desenvolvia a partir de uma base puramente africana, trazida para o Brasil pelos escravos. Isso ocorria de uma forma confusa e sem orientação, num ecletismo de vários cultos como o bantú, ameríndio, asteca e outros vários nomes como macumba, feitiçaria, candoblé, etc. Ora, sendo a Umbanda uma ramificação do ocultismo praticado na Índia, mais precisamente nos templos do Himalaia, com base nos Vedas e desenvolvida nos princípios do Budismo, ao estender-se para os vários países, manifestou-se através de rituais baseados na mentalidade e cultura locais. Foi o que aconteceu na África, vindo então para o Brasil através dos escravos, que para terem maior liberdade de culto misturavam seus rituais e entidades aos santos e rituais da Igreja Católica.
A missão do Mestre Zartú não foi a de destruir os princípios da Umbanda prática, mas colocá-la na sua verdadeira luz esotérica como ocultismo puro, sem se prender a rituais, fazendo juz ao significado da palavra "Umbanda", que quer dizer "na Luz de Deus".
Assim sendo, o Mestre uniu a sabedoria de Buda ao amor de Cristo, que é a base da Umbanda Esotérica Iniciática, pois só com amor e sabedoria pode-se desenvolver o verdadeiro sentido do ocultismo, que é o "conhece-te a ti mesmo".

10 Comments:

Postar um comentário

<< Home